profissões do futuro

O mercado de trabalho está mudando com rapidez. Muitas previsões são realizadas sobre as novas profissões e novas demandas do mercado no futuro.

O mercado de trabalho segue uma lógica alinhada às novas tecnologias que o avanço científico e tecnológico proporciona.

Neste post, vamos falar de algumas tendências nesse sentido. Veja 5 profissões do futuro e nas quais você pode investir em cursos profissionalizantes!

Qual é a importância de entender as profissões do futuro?

Vivemos atualmente uma revolução tecnológica que, há alguns anos, só existia em filmes e livros de ficção científica. 

A Geração X procurava estabilidade e aumento de patrimônio, enquanto os Millenials procuram experiências que não precisam, obrigatoriamente, se atrelar à experiência de consumo. A Geração Z, por sua vez, que nasceu na Era Digital, caracteriza-se por jovens dinâmicos que realizam diferentes coisas simultaneamente. 

São esses jovens que representam as profissões do futuro, as tendências tecnológicas do mercado de trabalho. As empresas de inovação procuram se ajustar às demandas sociais. E é com base nessa demanda que vamos considerar as previsões para os profissionais de amanhã!

Quais são as profissões do futuro?

Algumas profissões poderão deixar de existir, substituídas por novas. Outras profissões se desenvolverão, incorporarão novas características. Também há profissões que surgirão sem afetar as demais, como necessárias para suprir novas lacunas do mercado. Vejamos as 5 profissões do futuro:

1. Desenvolvedores de softwares

Os desenvolvedores de softwares são e serão, por muito tempo, profissionais muito valorizados no mercado. Eles integram o grupo daqueles que criam novos sistemas que permitem a automação dos processos. 

Sem eles, nada do que conhecemos hoje estaria funcionando com eficiência. Os desenvolvedores de softwares avaliam e efetivam manutenções nas plataformas. Eles também compreendem as linguagens de programação, o que faz com que sejam muito procurados e bem remunerados pelas empresas.

2. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

Os especialistas em experiência dos usuários/clientes apresentam variações no mercado de trabalho, como o Customer Success (Sucesso do Cliente). Esse profissional deve oferecer ao consumidor a assessoria necessária para que obtenha a melhor experiência com o produto/serviço que foi contratado.

É um especialista que também garante que a comunicação com o consumidor se concretize de modo efetivo, o que facilita a fidelização. Os especialistas em experiência de usuários/clientes já são comuns nas lojas virtuais e em outras plataformas, que priorizam os resultados e as boas experiências dos consumidores.

3. Professores Online

Outra profissão do futuro é a de professor online. O ensino EAD tende a continuar em crescimento nos próximos anos. A sala de aula virtual é um modelo que tende a se consolidar gradualmente e permite alcançar uma maior quantidade de alunos.

Essa tendência contribui para aumentar as oportunidades das pessoas que vivem de seus ensinamentos. A criação de cursos online torna-se mais especializada e divulgada em todo o país e no mundo. Há cursos profissionalizantes, de graduação, pós-graduação, livres e assim por diante. 

4. Profissionais de Marketing Digital

Se especializar em Marketing Digital é uma excelente opção de carreira e uma das maiores tendências do mercado de trabalho atual. O marketing já é uma área antiga, mas o profissional da área está crescendo cada vez mais no ambiente digital, com uma especialização mais direcionada para a internet. 

Há demandas e segmentos variados para quem deseja trabalhar nesse campo, o que certamente aumenta suas possibilidades.  

5. Gestores de resíduos

A produção de resíduos aumenta muito, especialmente os resíduos sólidos, o que implica em uma administração mais profissional desse material. O gestor de resíduos visualiza os resíduos de maneira diferente e isso ajuda na criação de novos projetos e funcionalidades para que sejam conferidos um tratamento e um descarte mais adequados.

Essas são profissões do futuro, entre dezenas e dezenas de outras! Algumas habilidades, como a liderança e a visão estratégica, serão indispensáveis para novos profissionais. Você pode melhorar o desempenho dos profissionais que trabalham em sua empresa por meio de um curso mais avançado. Saiba como otimizar sua equipe com o curso MBA em Liderança!