A fidelização de clientes é uma estratégia muito mais assertiva do que a captação de novos consumidores. Por essa razão, a retenção de clientes deve fazer parte das preocupações de qualquer empresa, inclusive do ramo de provedores.

No conteúdo a seguir, trouxemos 5 estratégias que sua empresa pode adotar para fidelizar clientes!

1 - Entenda seu cliente

Entender as dores e demandas do seu cliente é o primeiro passo para a ascensão de qualquer negócio — e esse pode se provar o maior desafio na gestão de um provedor. Nesse contexto, ter o melhor produto do mercado não é o bastante, e sim conseguir reconhecimento e validação dele.

O problema da maioria dos provedores está em direcionar o foco quase total no produto. Na tentativa de fazer uma efetiva retenção de clientes, eles esquecem de verificar quais as necessidades dos clientes e buscar melhorias adequadas ao seu público.

Por isso, sempre realize pesquisas de satisfação para conhecer e se atualizar sobre as demandas de seus clientes. Conte com empresas especializadas para tanto, conheça os hábitos dos consumidores — como os assuntos mais pesquisados por eles na internet, por exemplo — e realize campanhas de marketing direcionadas.

2 - Evite problemas operacionais 

Deve se evitar problemas operacionais a todo custo por empresas de provedor. Eles estão entre as principais razões de perda de confiança dos consumidores. E se a intenção é fidelizar clientes, erros não podem ocorrer.

Problemas na entrega do serviço, no sistema de pagamento e insatisfação com o atendimento são alguns exemplos dos transtornos mais relatados por clientes infelizes.

Para retenção de clientes, essas falhas que poderiam ser facilmente resolvidas prejudicam a imagem da empresa, pois passam a impressão de falta de compromisso com o básico para o atendimento aos clientes.

3 - Forneça um bom atendimento ao cliente

Com o nível atual de globalização e compartilhamento de informações, ter o melhor produto do mercado pode ser uma realidade difícil. Não adianta fazer promessas como essas em campanhas de marketing sem conseguir efetivamente entregar o que se promete.

Uma maneira fácil de vender seu serviço e fidelizar clientes está no oferecimento de um suporte diferenciado. Hoje em dia, o atendimento que se preocupa genuinamente em ouvir e atender seu público se torna um grande diferencial.

Não veja o atendimento como apenas a venda dos seus serviços para o cliente, mas, principalmente, a oferta de um pós-venda personalizado e que demonstre sua importância para a empresa.

4 - Ofereça um serviço diferenciado

A oferta de Serviços de Valor Agregado pode ser um grande diferencial competitivo perante aos seus concorrentes. São vários os serviços que se podem oferecer, acesso a redes sociais, serviços educacionais, revistas, jogos, armazenamento em nuvens e muito mais. 

Esses serviços possibilitam a fidelização e ainda aumentam o diferencial competitivo oferecido pelo provedor na hora de reter o cliente. 

5 - Facilite a comunicação como estratégia de retenção

Comumente vemos clientes reclamando de que sequer conseguem se comunicar com a prestadora de serviços. Apesar de se tratar de uma falha comum, ela é de fácil resolução.

Sua empresa deve contar com canais acessíveis e eficientes de comunicação direta com os clientes. Invista em telefones, chats online e até em um bom serviço de gerenciamento das redes sociais.

Uma novidade recente e facilmente implantada é o chatbot (ou robô de chat), o qual simula conversas e direciona casos simples para solução.

Inclusive, o uso de soluções automatizadas — como os chatbots — podem otimizar a produtividade do suporte, deixando os colaboradores encarregados de atender apenas aos casos mais complexos.

No atual cenário, em que passamos por uma retração de mercado, a retenção de clientes se tornou mais do que um diferencial, mas uma necessidade definidora da sobrevivência de vários negócios.

A fidelização do seu público pode ser feita com iniciativas simples. Além disso, ela se mostra financeiramente mais viável do que a captação de novos clientes. Por esse motivo, investir nas alternativas de retenção é garantia de sucesso para sua empresa!Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter e receba-os diretamente em sua caixa de entrada!

Compartilhe: