- Tecnologia
Sobre o instrutor:
Matheus Battisti é desenvolvedor Full Stack e ama trabalhar nesta área, pois oferece diversas oportunidades de aprender novas tecnologias todos os dias. Estuda constantemente visando aprimorar as habilidades e conhecer novas libs, frameworks, linguagens e novas tecnologias que chamam a atenção. Criador do blog e canal no youtube Hora De Codar, em que ministra cursos grátis de diversas tecnologias que foi utilizando e estudando durante a vivência na área. Tem o objetivo de capacitar quem deseja ser desenvolvedor/programador para o mercado de trabalho.
Sobre o curso Orientação a Objetos com JavaScript
JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas atualmente, tanto para o front-end quanto para o back-end. Quando você quer elevar o seu conhecimento nela, você precisa aprender novos paradigmas, e o mais utilizado hoje em dia é o: Orientado a Objetos!Neste curso veremos a Orientação a Objetos de forma completa em JavaScript, começando pela sua forma mais padronizada (versão ES5), e depois evoluindo para as novas funcionalidades do ES6, que impactam e muito a OOP.
E você não ficará só na teoria, o foco é a aplicabilidade, você criará dois projetos práticos construídos totalmente de forma orientada a objetos, para exercitar todos os conceitos aprendidos ao longo do curso.
Alguns dos tópicos do curso são:
- Os objetos do JavaScript;
- Teoria de Orientação a Objetos;
- Prototype;
- Orientação a Objetos no ES6;
E é claro: muitos projetos, que agregarão toda a teoria aprendida na prática de projetos que simulam aplicações reais. Alguns exercícios também são inseridos periodicamente para reforçar conceitos mais complexos.
Na última seção você terá um mini curso de TypeScript, que abordará desde a instalação do superset, até os conceitos fundamentais do TS, e sempre fazendo a comparação entre as duas linguagens para melhor assimilação do conteúdo e entendimento completo do poder do TypeScript.
Este é o último curso de Orientação a Objetos para JavaScript que você vai precisar, todos os tópicos referentes a POO com JS serão abordados de forma ampla e ainda solidificados por meio de projetos e exercícios.
Quem é o instrutor:
Matheus Bastiti
Olá, eu sou o Matheus, desenvolvedor Full Stack e amo trabalhar nesta área que me oferece diversas oportunidades de aprender novas tecnologias todos os dias.
Por este motivo estudo constantemente visando aprimorar minhas habilidades e conhecer novas libs, frameworks, linguagens e novas tecnologias que me chamam a atenção.
Como acredito que conhecimento quanto mais se compartilha mais se têm, decidi dividir o que aprendi durante esse tempo na minha carreira profissional.
E foi então que nasceu a ideia do Hora De Codar, que hoje é um blog e um canal no YouTube, onde compartilho diversas tecnologias que fui utilizando e estudando durante minha vivência na área, e agora resolvi expandir meus cursos para o Qualifica, para alcançar o maior número de pessoas.
Meu objetivo é capacitar quem deseja ser desenvolvedor(a)/programador(a) para o mercado de trabalho. Como meu aprendizado foi semelhante, nada mais justo do que eu retornar da mesma forma. :)
O que você aprenderá:
- Orientação a objetos;
- Programação com JavaScript;
- Programação Orientada a Objetos;
- Programação Orientada a Objetos com JavaScript;
- TypeScript.
Há algum requisito ou pré-requisito para o curso?
- JavaScript básico;
- HTML e CSS básico.
Para quem é este curso:
Desenvolvedores iniciantes;
Desenvolvedores JavaScript;
Programadores Front-end;
Programadores Back-end;
Analistas de Sistema;
Arquitetos de Software.
Introdução
- Introdução do Módulo
- Orientação a Objetos X Mundo Real
- Orientação a Objetos no JavaScript
- Fazendo Download do VSCode (Editor de Texto Utilizado no Curso)
- Como Executar JS no Navegador Por Arquivo
- Como Executar JS Diretamente no Navegador
- Outra Forma de Programar em JavaScript
- Como Pesquisar Problemas/Dúvidas de Código
- Melhor Forma de Aproveitar o Curso
- Conclusão do Módulo
Objetos
- Introdução do Módulo
- O Que é um Objeto?
- Criando um Objeto
- Propriedades do Objeto
- Tipos de Dados e Propriedades
- Propriedades Com Mais de Uma Palavra
- Acessando Propriedades Por Variável
- Criando Métodos
- Objeto Dentro de Objeto
- Propriedades e Métodos em Objetos Já Criados
- Deletando Propriedades
- Como Utilizar o This nos Objetos
- Constructor Functions
- Function Que Retorna Objeto
- O Objeto Window
- A Propriedade Constructor
- O Operador Instance of
- Referência de Objetos
- Comparando Objetos
- Object Literals
- Atributos das Propriedades
- Copiando Propriedades
- Comparando Objetos via Método
- Destructuring
- Destructuring com Rest Operator
- Conclusão do Módulo
Exercícios Sobre Objetos
- Introdução do Módulo
- Exercício 01
- Exercício 02
- Exercício 03
- Exercício 04
- Exercício 05
- Exercício 06
- Exercício 07
- Exercício 08
- Conclusão do Módulo
Teoria de Programação Orientada a Objetos
- Introdução do Módulo
- Objetos
- Classes
- Encapsulação
- Agregação
- Herança
- Polimorfismo
- Conclusão do Módulo
Os Built-in Objects do JavaScript
- Introdução do Módulo
- Conceito de Built-in Objects
- Object
- Array
- Function
- Boolean
- Number
- String
- Math
- Date
- RegExp
- Error
- Conclusão do Módulo
Projeto: Calculadora Orientada a Objetos
- Introdução do Projeto
- Configurando o Projeto
- HTML da Calculadora
- CSS da Calculadora
- Finalizando o CSS
- Criando a Class da Calculadora
- Criando a Lógica dos Botões
- Adicionando Método Para Limpar a Tela
- Fazendo Soma na Calculadora
- Criando Mais Métodos de Outras Operações
- Refinando a Lógica
- Correção de Bug
- Conclusão
Prototype
- Introdução do Módulo
- O Que São os Prototypes?
- A Propriedade Prototype
- Adicionando Propriedade e Métodos com Prototype a um Objeto
- Adicionando Vários Itens a um Prototype
- Modificando Prototype Após Instanciar um Objeto
- Prototype Igual ao Objeto
- Utilizando Prototype Quando Objeto Já Tem a Propriedade
- Verificando Propriedades de um Prototype
- Verificando se a Propriedade Está em um Objeto ou no Prototype
- Como Fazer Loops em Objetos
- Checando se um Objeto é Prototype de Outro Objeto
- Adicionando Métodos aos Built In Objetos do JS
- Por Que Não é Uma Excelente Ideia
- Conclusão do Módulo
Herança
- Introdução do Módulo
- Herança x JavaScript
- Prototype Chain
- Herança Via Prototype
- Copiando Apenas o Prototype
- O Problema da Prototype Chain
- Construtor Temporário
- Função de Construtor Temporário
- Copiando Propriedades
- Problema em Copiar Propriedades
- Object Clone
- Herança Múltipla
- Conclusão do Módulo
Classes
- Introdução do Módulo
- Sobre as Classes
- Estrutura de Uma Classe
- Classes Anônimas
- Sobre o Constructor
- Prototype Methods
- Métodos Estáticos
- Subclasses
- Conclusão do Módulo
Projeto: To Do List Orientada a Objetos
- Introdução
- Configurações do Projeto
- Criando o HTML
- CSS do Projeto
- Deixando o Projeto Responsivo
- Função de Adicionar Tarefas
- Função de Remover Tarefas
- Função de Completar Tarefas e Finalizando o Projeto
Introdução ao TypeScript
- Introdução do Módulo
- O Que é TypeScript?
- Instalando o TypeScript
- Executando o TypeScript
- Tipos de Dados Básicos
- Objetos e Arrays
- Tuplas
- Tipo de Dado: Enum
- Tipo de Dado: Any
- Tipo de Dado: Void
- Interfaces
- Classes
- Herança
- Funções
- Generic
- Conclusão do Módulo