Você sabia que a fidelização de clientes é essencial para o crescimento da sua empresa?

Vamos falar hoje sobre a fidelização de clientes e como essa estratégia pode te ajudar a aumentar muito as suas receitas.

Todos já sabem que manter um cliente é bem mais barato do que captar novos. Talvez o que não tenha ficado claro é o esforço que a sua empresa desempenha para manter o relacionamento com um cliente atual versus o esforço para captar um novo.


CROSS SELLING - Aprenda a oferecer produtos complementares aos seus clientes e dobre seus lucros!

PIPELINE DE VENDAS - Entenda como essa técnica pode aprimorar seu processo de vendas, e garantir efetividade no seu dia a dia!


É possível sim aumentar a sua receita gastando menos dinheiro, tempo e esforço. Para conseguir isso, você só precisa de uma coisa: relacionamento.

Veja só o que você vai aprender no post de hoje:

  • Fidelizar um cliente de uma forma prática e constante, fazendo com que ele continue a comprar de você;
  • Manter a satisfação do seus clientes na entrega de valor e expectativas do dia a dia;
  • Como fidelizar os seus clientes com programas de fidelidade e outras ações de marketing.

Se você trabalha em uma empresa de serviços, e busca formas de manter as suas vendas altas, ou até mesmo aumentar o seu ticket com cada cliente, continue lendo.

Caso você venda produtos e quer manter os seus clientes e estimulá-los a consumir cada vez mais, continue lendo.

Se você está na busca da fórmula perfeita para manter toda a sua base de clientes, então você está no lugar certo.

Caso você tenha qualquer dúvida, deixar um comentário no final da página.

Boa leitura!

Introdução: Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar os novos

A conquista de um cliente e a fidelização de outro tem o mesmo peso. Porém, existe duas diferenças claras entre ambas: o tempo e investimento gastos.

Para captar um novo cliente, sempre será necessário um valor mais alto de investimento, seja em tempo ou orçamento.

Isso ocorre, pois, ele ainda não utiliza o seu produto. Então, você precisará gastar em anúncios de propaganda e muitas horas do seu setor comercial para fazê-lo comprar.

Uma vez que ele se torna um cliente fixo, tudo fica mais fácil. Neste contexto, já há conhecimento do seu produto e da sua empresa. Assim, estará pré-disposto a continuar comprando de você.

Por ser mais fácil que a captação, a fidelização é uma estratégia bastante utilizada e igualmente importante para o crescimento da sua empresa.

Mas se fidelizar um cliente é mais barato, como ela funciona na prática?

Afinal, o que é fidelização de clientes?

Fidelizar um cliente se trata de fazê-lo voltar constantemente para a sua loja. Não pense que se alguém comprou de você 3 vezes ele já estará fidelizado. Nada disso!

Será necessário que o cliente volte diversas vezes, e opte conscientemente pela sua marca sempre. Desta forma sim, ele comprovará a sua fidelização.

Então, em uma definição prática, podemos dizer que a fidelização é o ato de fazer o seu cliente continuar consumindo o que você vende por um longo período de tempo.

Perceba que essa estratégia tende a gerar muitos lucros, principalmente se você oferece um rol de produtos variados.

Agora, além de grana, o que isso pode trazer para a sua marca?

Por que a fidelização de clientes é importante?

Façamos um rápido paralelo aqui. Um jogo rápido de perguntas:

  1. O produto que você vende é para quem?  O seu cliente.
  2. A receita que entra na sua empresa vem de qual fonte? Do seu cliente.
  3. O maior responsável por fazer a sua empresa duplicar lucros, ou falir é quem? O seu cliente.

Agora, a última: se ele é o centro de tudo que move a sua empresa, por que você não está preocupado em fazê-lo satisfeito?

Manter seu cliente feliz não é algo superficial, acredite. Na verdade, é o que garante que a sua empresa viva. Se ele parar de comprar, sua receita cai e a empresa trava. Simples assim!

Se você acha que o seu produto é tão bom ao ponto de continuar se vendendo, mesmo que você não ligue para os clientes, então meu amigo, que nenhuma concorrência se aproxime de você.

Do contrário, você irá falir em 2 tempos. A verdade é que, hoje em dia, todas as empresas são capazes de produzirem praticamente qualquer coisa e vendê-la.

Em meio a um mercado tão competitivo, diferenciais são necessários para a conquista, atendimento e manutenção do relacionamento com seus consumidores.

Mostrar que você se importa com quem compra ou não seu produto, é um ótimo diferencial. Mais que isso, toda vez que demonstra que se preocupada com esse fato, estará mais próximo da fidelização de clientes de forma sistemática.

Como funciona a fidelização de clientes

Hoje em dia, diversos produtos são iguais. Então, é necessário criar formas atrativas de manter o seu cliente entrando na sua loja e consumindo o seu produto.

Quando você cria essa vantagem e começa a entregar para o consumidor diversos meios de fazê-lo se sentir especial, você o fidelizou.

Ao perceber que o seu produto é exatamente o que ele precisa, provavelmente, você terá o retorno dele na sua loja.

Do momento em que o cliente voltar, cabe a você manter esse fluxo funcionando, isto é, fazer com ele volte constantemente e consuma cada vez mais.

Por isso, existem diversos programas de fidelização que são grandes aliados no alcance desse objetivo. Vamos falar deles abaixo. Confira:

Quais resultados esperar de um programa de fidelidade?

Existem diversas vantagens quando falamos na fidelização dos clientes, entre elas, temos o aumento expressivo no número de vendas. Por isso, um programa de fidelização de clientes pode fazer toda a diferença na vida da sua empresa.

Vejamos abaixo algumas dicas para você começar a montar o seu programa de fidelização a partir de agora:

  • Com programas de fidelização de clientes, você poderá manter o seu banco de dados em funcionamento, sempre o atualize com informações importantes e dados dos seus clientes.
  • Uma dica interessante é inovar nas mensagens e ofertas enviadas para os seus clientes. Afinal, é sempre mais fácil agradar quem nós já conhecemos.
  • Você vai conseguir montar um ciclo que te ajudará a fidelizar sempre mais: com o número certo de informações, é possível montar ações de relacionamento. Quando os clientes estiverem mais fidelizados, gere novas atividades para motivá-los e por aí vai.

Note que as vantagens são inúmeras, tanto quanto as formas de gerar programas específicos de fidelização de clientes. Utilize como quiser, desde que você o mantenha como cliente fiel.

5 dicas RÁPIDAS para iniciar a fidelização de clientes AGORA MESMO!

  1. Existe um valor muito grande agregado às marcas que fidelizam o cliente. Geralmente, ele percebe que a marca sempre oferece tudo o que ele precisa, ou seja, está atenta às suas opiniões.
  2. Para estender e aumentar os pontos de contato com o seu cliente, crie meios para que ele fale e interaja mais com você. Note que quanto maior a interação, mais chances de venda.
  3. Existirá também muito mais interações nas redes sociais e eventos ao vivo, o que traz o cliente para perto da marca, tanto no digital, quanto no off-line.
  4. Analisar os resultados das ações de marketing por vários métodos. O objetivo é identificar qual deles consegue ter mais eficiência em manter o cliente mais perto de você.
  5. Utilize softwares para fazer medições e avaliações mais precisas. Tenha em mente que os números são elementos fundamentais para entender os mais variados contextos.

Fidelização de clientes e marketing de relacionamento

O relacionamento com o cliente não nasce de um dia pro outro. É uma construção de longo prazo criada com a intenção de permanecer como a preferência dos consumidores. Ela pode levar tempo e demandar muito esforço.

No momento em que as empresas param de investir apenas em marketing de captação e começam a focar no relacionamento, é possível entender elas terão um resultado estratégico demorado, porém mais valioso.

Conheça formas de fidelização de clientes para você aplicar no seu negócio:

Marketing de Relacionamento

As estratégias de marketing de relacionamento tem como objetivo aumentar a retenção de clientes e a rentabilidade do seu negócio.

Ainda que a satisfação dos consumidores com os seus produtos e serviços seja importante nesse processo, o que vai determinar o sucesso desta métrica, que é a fidelização de clientes, é a capacidade da sua empresa em agregar valor aos produtos.

Ao trabalhar com o marketing de relacionamento, você precisa observar quatro passos importantes que influenciam diretamente no resultado final:

  • Conhecer o seu cliente;
  • Segmentar os consumidores em grupos por afinidades. Assim, você pode personalizar a sua demanda;
  • Tornar a cultura da sua empresa conhecida pelos seus colaboradores para garantir o melhor atendimento possível aos clientes, em qualquer situação;
  • Pesquise e monitorar os resultados. Desta forma, você vai entender o que precisa ser aprimorado e o que pode ser deixado de lado pela sua companhia.

Como toda e qualquer relação, é necessário que a empresa se dedique ao consumidor e demonstre isso a ele.

A experiência do cliente ao consumir o seu produto precisa ser marcante para garantir que ele venha a repetir esse consumo e se tornar o seu cliente mais fiel.

Como fidelizar clientes:  5 estratégias práticas para encantar e fidelizar os seus clientes

1. Demonstre claramente como o seu serviço/produto é capaz de ajudar o seu cliente.

Sempre tente falar dos benefícios diretos dos seus produtos de uma prática e interessante ao seu cliente. Melhor ainda, se você utilizar o marketing digital para isso.

Escreva artigos, monte e-books e crie webnários para explicar as funcionalidades do que você vende. Fale como elas resolvem o problema do consumidor a curto e longo prazos. O objetivo é despertar o interesse de aquisição.

2. Sempre se comunique com o cliente via Whatsapp ou outras redes sociais

Os clientes estão o tempo todo conectados e no alvo para uma nova comunicação. Por isso, utilize de todas as ferramentas possíveis para manter contato com ele.

Crie grupos no Whatsapp, se conecte via Facebook ou os siga no Instagram. A ideia é sempre estar por perto e pronto para atendê-lo.

3. Sempre dê algo que o cliente não esperava

Sabe quando você encontra dinheiro na sua calça e simplesmente não esperava por isso? Essa é mesma sensação boa que o cliente precisa ter em relação à você.

Uma ótima forma de fidelizá-lo é surpreendê-lo de uma forma que ele se sinta sempre especial. Dê um pequeno mimo para ele, como um desconto, brinde ou cortesia.

O objetivo é que ele note o quanto é especial para a sua empresa. Assim, você vai motivá-lo a voltar mais vezes e comprar os seus produtos.

4 - Reconhecimento e agradecimentos são tudo!

Não existe nada melhor do que um cliente que acredita piamente na sua marca. Ele vai divulgar os seus produtos, te ajudar a vender mais e será uma receita constante.

Por isso, sempre agradeça ao cliente, demonstrando cordialidade e reconhecimento em relação à ele. Mostre que você se importa e o quanto ele é importante para o seu negócio.

Pode parecer uma dica boba, mas com certeza fará com que o consumidor se sinta bem e conectado com a sua marca de forma única. Assim, ele ter mais vontade de retornar à sua empresa e comprar de novo.

Conclusão: Aplique essas dicas e comece agora a fidelizar seus clientes

Não pense que você fidelizará os seus clientes da noite para o dia. Na verdade, pode demorar um tempo até que você os tenha de forma constante, ou seja, que voltem e consumam sempre.


RECIPROCIDADE - Utilize essa técnica mental para se relacionar com os seus clientes como um mestre!

ESTRATÉGIAS DE MARKETING: Aprenda na prática quais podem auxiliar seus planos de vendas!


Porém, independentemente do tempo que você leve na fidelização dos seus clientes, sempre invista nessa área. A longo prazo, você vai colher os frutos destas ações positivas.

Nada melhor do que aumentar as suas vendas e manter consumidores fixos, não é mesmo? Então, preze pelo relacionamento com seu consumidores e aposte na fidelização de clientes. Afinal de contas, são eles que promovem o crescimento da sua empresa e da sua marca.

Para tornar o seu negócio imbatível, continue a obter conhecimentos sobre a área de vendas. Ao unir todos esses aprendizados, você pode chegar mais longe. Ative as nossas notificações e receba todos os nossos conteúdos em primeira mão!

Esse artigo foi útil para você? Então, deixe um comentário com sugestões.

Obrigado por ler até aqui!

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.