redução de inadimplência

A falta de pagamento por parte dos clientes é um problema que pode ter grandes impactos sobre o seu negócio. Além de fornecer o serviço e não receber os valores contratados, seu provedor de internet ainda pode sofrer com o custo extra de tentar reverter essa situação, além de prejudicar todo seu fluxo de caixa. Por isso, é essencial tomar algumas medidas para a redução de inadimplência.

Para tentar ajudar seu provedor, preparamos uma lista com 5 dicas de como conseguir reduzir e como lidar com a inadimplência dos clientes. Acompanhe!

1. Estabeleça a melhor data de vencimento

Muitas vezes acontece de faturas terem datas de vencimento muito distantes, o que costuma causar atrasos nos boletos posteriores. É normal dar prioridade aos pagamento mais custosos, como o aluguel. 

Para evitar que a sua fatura perca prioridade é importante realizar um trabalho de relacionamento com seu cliente. Ao negociar a data de vencimento, busque entender a realidade dele, converse bastante e tente estabelecer uma data que coincida com as principais despesas. Apesar de ser uma estratégia simples, ela é bastante eficiente.

2. Invista na comunicação e no relacionamento

Manter seu cliente próximo, com um bom relacionamento e um serviço de pós-venda eficiente é uma maneira muito eficaz de alcançar a redução de inadimplência. Tente se fazer presente e se mostrar mais que uma fornecedora, uma parceira nas atividades dos clientes. 

Para conseguir isso, é preciso ter uma comunicação competente. Entre em contato pedindo feedbacks e realize pesquisas de satisfação regulares. Esteja também sempre presente nas redes sociais, dessa forma, seu serviço estará sempre na mente de seus clientes.

3. Sempre faça uma análise de crédito dos clientes

Uma forma de reduzir a inadimplência é verificar o histórico do seu cliente antes de fechar o contrato. Ao realizar uma análise de crédito eficiente, seu provedor consegue averiguar se está entrando em uma negociação segura, evitando fornecer um serviço sem receber o pagamento.

Você pode terceirizar o serviço a uma empresa especializada em detalhamento de perfil de consumidores ou usar o SPC. Outra alternativa é estabelecer essa análise como parte de um processo da sua equipe de vendas. Lembre-se que é melhor evitar a inadimplência do que lidar com ela.

4. Ofereça Serviços de Valor Agregado 

Diferenciar seu serviço e agregar valor a sua oferta como provedor de internet é uma excelente forma de reduzir a inadimplência. Esses serviços favorecem muito os clientes e para evitar o corte no acesso, eles evitam a inadimplência.

Os Serviços de Valor Agregado são diversos: acessos a portais educacionais, streamings de vídeo, backup em nuvem, acesso a redes sociais e outros, que podem agregar muito no dia a dia do cliente.

5. Busque a redução de inadimplência com cobranças assertivas

Se você realizou todas as medidas preventivas e mesmo assim a inadimplência aconteceu, é preciso realizar as cobranças em atraso. Analise caso a caso e tente resolver a situação o mais rápido possível, antes que as dívidas se acumulem e a situação torne-se mais complexa.

Estabeleça um processo de cobrança, definindo pontos de contato e estabelecendo um prazo máximo para realizar o corte do serviço. Tenha uma política de renegociação e considere terceirizar as dívidas para empresas especializadas.

Finalizando, a melhor estratégia para a redução de inadimplência é formular uma estratégia ponta a ponta. Analise o cliente antes do fechamento do contrato e tenha um processo pensado para cada etapa, caso ocorra a inadimplência. Invista sempre na capacitação da sua equipe, visando uma comunicação clara e a criação de laços com os clientes. A parte humana é fundamental nesse processo.Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas para impulsionar o crescimento do seu Provedor ISP.