Persuadir faz parte da rotina de todas as pessoas. Quando tentamos convencer alguém a adquirir um produto ou serviço, quando negociamos o preço de uma mercadoria ou quando simplesmente conversamos com uma pessoa, estamos praticando a persuasão. E dominar a arte do convencimento traz inúmeros benefícios, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Aumentar a eficiência da comunicação, ampliar a empatia e a credibilidade e aprimorar os relacionamentos são apenas alguns deles.

Abaixo, confira 3 técnicas práticas para se tornar um mestre no assunto!

Técnica 1: Espelhamento

Nessa técnica, você deve refletir os gestos, a postura e os movimentos corporais da pessoa com quem está falando. Além disso, espelhe o volume, a forma e a velocidade como o outro se comunica.

Pode parecer simples, mas ao adotar um comportamento parecido com o do interlocutor, você passa a ideia de que é como ele, gerando identificação, e fica mais fácil entender as motivações e a forma de pensar da pessoa - o que aumenta a empatia.

Técnica 2: Escuta Ativa

A Escuta Ativa, também conhecida como Escuta Empática, consiste em ouvir o outro de verdade. E ouvir ativamente significa escutar para compreender, e não apenas responder!

Para isso, precisamos manter contato visual com quem estamos falando, reagir segundo o que está sendo dito, aceitar opiniões negativas e positivas, demonstração atenção e, principalmente, evitar julgamentos, preconceitos e conclusões precipitadas.

Técnica 3: Acompanhamento e Condução

Durante a comunicação, é comum queremos dominar o processo - e é difícil fugir disso. Mas, para aumentar sua persuasão,  é importante acompanhar para só depois conduzir.

Isso significa que você deve acompanhar o outro no ritmo dele, deixando-o confortável e livre para falar. Só depois desse momento é que você poderá começar a conduzir, levando a pessoa para a sua perspectiva e o seu modo de ver as coisas.

Para terminar, lembre-se de que o domínio de qualquer técnica exige muita prática e dedicação. Só assim você conseguirá persuadir de uma forma positiva, automática e natural!

Compartilhe: