Confira dicas importantes para executar o que há de melhor no avanço da sua carreira. 

Uma das formas mais efetivas de alavancar a carreira é aumentando a sua produtividade. Sendo assim, você pode usar de técnicas para aumentar sua motivação e seu desejo de focar mais no trabalho. 

Para que isso ocorra, é preciso estar sempre revendo seus conceitos e buscando novas possibilidades de melhorar sua performance no trabalho.

Para te ajudar a impulsionar sua carreira, elaboramos 10 dicas que, se seguidas, irá colaborar no seu crescimento profissional. Confira:

1) Foque no copo meio cheio

Vivemos no mundo em que muitas coisas na nossa vida depende somente de nós mesmo. Essa afirmação significa que algo na sua vida irá mudar somente quando você decidir fazer algo, sendo o resultado, na maioria das vezes, um retorno das suas ações. Por isso é importante comemorar todas as vitórias, mesmo as pequenas, para que você esteja sempre caminhando ao encontro dos seus sonhos e anseios.

2) Seja entusiasta

Ninguém é entusiasta naturalmente, pelo contrário, este é construído no nosso cotidiano. Portanto, comece a inseri-lo no seu dia a dia e o entusiasmo será habitual. Uma das melhores dicas para criar entusiasmo é desenvolver hobbies como leitura, prática de esportes e pintura. Desse modo, você estabelecerá uma dedicação única que com certeza estará presente em todas as áreas de sua vida, principalmente para o trabalho.

3) Seja colaborativo

Se você é competitivo deve ter dificuldade de encarar o outro como aliado, mas no mercado de trabalho, quase todos que te rodeiam podem colaborar com o seu desenvolvimento de alguma forma. Por isso, é imprescindível que você procure ser colaborativo, tanto com seus colegas de trabalho quanto como seus chefes. Nesse sentido é preciso ter maturidade e ser transparente para adquirir o melhor das pessoas, e que você possa aprender a dar também o melhor de si.

4) Tenha empatia

No meio corporativo, a empatia é útil não apenas para uma boa comunicação e alinhamento interno, mas também para gerar um bom clima que impactará diretamente na sua produtividade. A empatia está relacionada a pequenas atitudes, como por exemplo, ouvir mais seus colegas e tentar entendê-lo antes de contra argumentar, fazendo toda diferença na antecipação e resolução de diversos problema com a equipe. 

5) Comunique suas ideias

Além de mostrar iniciativa, comunicar as suas ideias podem acarretar na resolução de problemas ou em melhorias significativas para a empresa. Ter voz ativa durante as reuniões e mostrar preocupação e comprometimento com o andamento dos processos e bem-estar dos seus colegas é muito importante.

6) Sempre pense em processos

Desde o deslocamento pro trabalho, até o prato que você monta na hora do almoço são processos pelos quais você passa diariamente. Por isso é preciso sempre pensar no objetivo e traçar um cronograma das suas atividades. Se pergunte sempre se você organizou as atividades, isso vai garantir melhor organização e efetividades nas suas incumbências. 

7) Motive-se

É importante tirar uma hora do dia para dedicar tempo a uma autoanálise. Pode ser na hora do banho ou enquanto você está cozinhando, o que importa é que você se pergunte como está a sua saúde emocional e pensar em soluções para resolver os possíveis problemas emocionais. Estar com a mente tranquila é um dos principais requisitos para ser uma pessoa motivada.

8) Valorize as pessoas

É impossível fazer grandes feitos sozinho. Portanto, se você quer crescer e se destacar em sua carreira o primeiro passo é começar a contribuir com o crescimento dos seus colegas de equipe. Além de ter um ambiente de trabalho mais agradável, você tem boas chances de ter mais boas oportunidades de crescimento, uma vez que irá se destacar dos demais.

9) Sempre “NÓS” nunca “EU”

Sempre reconheça os outros membros da equipe como importantes para o seu sucesso. Isso é relevante porque o reconhecimento gera simpatia e resultados efetivos para a melhoria da sua imagem na empresa. Nesse sentido, pequenas atitudes no dia-a-dia, com um simples obrigado! pode fazer toda a diferença,

10) Construa a empresa na qual você quer trabalhar

É muito comum que os funcionários tenham queixas acerca dos diversos processos ou pessoas da empresa onde trabalham. Muitas vezes os problemas procedem, entretanto é preciso ter em mente que é difícil construir um ambiente de trabalho que faça com que as pessoas deem o seu melhor. Portanto, você pode ajudar nessas melhorias, mesmo que sua contribuição seja pequena, você pode ajudar a criar um novo diferencial para a sua empresa

Para se destacar no mercado, lembre-se sempre de que analisar as circunstâncias e mudar hábitos é necessário. Não esqueça de valorizar a sua equipe de trabalho e a instituição. Assim, a sua colaboração dentro dos processos corporativos será engrandecedora e você terá a oportunidade de crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente e alcançar uma carreira de sucesso.